07 abril 2011

Etiqueta - Higiene: da mesa para o banho

         Algo corriqueiro me chamou a atenção nesse último final de semana. Estava eu em um restaurante muito agradável, diga-se de passagem, na cidade de Itumbiara (GO) ao lado de pessoas muito legais, contudo ao final da refeição alguns dos que compunham a mesa tomaram seus respectivos palitos de dente, e iniciaram ali o que eu considero um dos atos mais rudes que o ser humano pode ter em frente a seus pares: palitar os dentes.
Tal atitude pode parecer comum, mas não é um das cenas mais bonitas de se ver. Não importa se a pessoa esteja colocando a mão frente à boca para cobrir o movimento da dança entre palito, dentes e mão, ou se ela faz do tipo “nem aí” e, de maneira exacerbada, higieniza sua cavidade oral com o pequeno objeto de madeira, o ato de palitar os dentes continua sendo indelicada.
A mentora e autora de livros sobre comportamento Glória Kalil afirma em uma de suas obras que os famosos paliteiros não devem ser postos sobre a mesa, justamente para não incitar o uso dos mesmos pelos indivíduos que se sentam ao redor dela. Além disso, ela conta que tempos atrás palitar os dentes após as refeições na mesa era algo que não ia de contra os bons valores da etiqueta moderna. Hoje em dia isso é inadmissível. Quaisquer métodos de higienização oral devem ser feitos no banheiro. Tente se lembrar do quão incômodo é ver alguém com um palito ou até mesmo nosso amigo diário, o fio dental, entre meio aos dentes.
Dica: saibamos nos posicionar, afinal não é preciso ser “fresco”, apenas educado.

João Paulo Feliciano

0 comentários:

 

A Casa das Joanas Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger