02 junho 2010

Etiqueta - Como ser civilizado no ambiente profissional

Uma coisa é certa: passamos a maior parte do nosso tempo no ambiente de trabalho e, de vez em quando, alguns “probleminhas” de convivência acontecem. Mas como transformar o local de trabalho em um ambiente agradável? Quais são os problemas mais comuns encontrados pelos profissionais?

Acessório indispensável em nossos tempos, o celular é o campeão de reclamações. Quem de nós nunca ficou em dúvida se atendia ou não o celular de um colega que saiu para tomar café e deixou o aparelho na mesa? Pior ainda são aqueles ringtones “fofinhos” ou altos. Que dizer daquele colega que come na mesa do escritório e deixa o cheiro do seu lanche por todo o ambiente? Esses e outros problemas são comuns e afetam muitas pessoas.

A falta de educação profissional é considerada por muitos, o maior problema no meio empresarial. “A etiqueta é a ética do dia a dia. Sabemos que a falta de ética no trabalho gera corrupção, falta de educação e de bom senso” diz a consultora de etiqueta Janaína Depiné.

É claro que como passamos muito tempo no ambiente de trabalho, informalidades são comuns, mas algumas regrinhas básicas são necessárias para manter certa harmonia. E a principal delas é a empatia. Isso mesmo! Se coloque no lugar dos outros, seja gentil. Um bom relacionamento é primordial para conseguir seu espaço profissional, além de ser bem visto pelos seus superiores. “Hoje, um profissional que sabe se portar no ambiente corporativo tem um diferencial enorme. Num mundo tão competitivo, com currículos tão parecidos, isso me parece uma grande vantagem na empregabilidade”, destaca Janaína.

Pensando nisso, selecionei algumas dicas para os problemas mais comuns no ambiente corporativo. Ai vão elas:

1 – Músicas no computador ou fones de ouvido: cada um tem seu gosto musical e não podemos obrigar os outros a ouvirem o que gostamos. Vale a pena trocar uma idéia com a equipe e escutar algo que agrade a todos. Pior ainda é se isolar com o fone de ouvido, obrigando o seu colega a te cutucar para ter sua atenção. É gostoso ouvir uma música para descontrair, mas isso é muito pessoal e difícil de agradar a todos.

2 – “Isso me dá tique-tique nervoso”: nada de ficar batucando, assobiando, batendo nos pés da mesa enquanto balança as pernas ou emitindo qualquer outro barulho sistêmico e chato. Isso incomoda muito.

3 – “Que cheirinho bom!”: não exagere no perfume, mas também não esqueça de usá-lo. O excesso e a falta de perfume / desodorante incomodam. Portanto, equilíbrio!

4 – Respeite a língua portuguesa: é claro que no dia-a-dia informalidades são permitidas. Mas falar e escrever bem mostra que você tem certo nível de educação que lhe permitirá transitar por qualquer lugar sem passar vergonha. E não pense que isso não tem importância, que na hora que precisar você será como o professor Pasquale dominando a língua portuguesa. Ai que você se engana. Escrever bem em e-mails ou bilhetes e falar bem, mesmo em conversas informais, vai lhe garantir uma boa reputação.

5 – De olho no visual: o local de trabalho vai determinar qual a roupa apropriada para seus profissionais. Mas uma coisa é clara: decotes, transparências, roupas curtas e barriga de fora não sao adequadas em nenhum ambiente corporativo. Portanto, bom senso!

6 – Nada de comer no escritório: não comer na mesa do escritório não é só uma questão de educação, mas também de higiene. Tenho certeza que você não entregaria ao seu chefe um relatório com marcas de gordura. Então, não corra o risco e faça seu lanche na cozinha. E aproveite para descansar um pouco e conversar com os colegas.

7 – Celular no silencioso: deixe o celular no silencioso e mantenha ele sempre com você. Se tem algo que incomoda muito é um celular tocando quando o seu dono não está perto. Pior ainda sãos os ringtones escolhidos. Mais importante ainda é deixar o telefone no silencioso em reuniões e entrevistas.

8 – Vamos festejar: todo mundo gosta de uma festinha e algumas são realizadas com o pessoal no escritório. Mas vá com calma para não ser o assunto da segunda-feira. Nessas festas sempre tem aquele colega que fala demais e se comporta mal. Nada de beber demais para não fazer algo que possa se arrepender depois.

9 – Mesa de escritório ou penteadeira: foto do cachorro, das crianças, do marido, uma flor para alegrar, um porta-caneta da Betty Boop, alicate de unha, porta-recado de sapinhos e anjinhos. Isso parece mais uma penteadeira. É legal a mesa do escritório ter a sua cara, mas não exagere.

10 – Use as palavras mágicas: não se esqueça de dizer aquelas palavrinhas mágicas que nossas mães sempre nos ensinaram. Um bom dia, boa tarde, boa noite, por favo e obrigada nunca são demais. Cumprimente o porteiro, a recepcionista, a cozinheira, o pessoal da limpeza. E bom humor sempre. Ninguém tem culpa dos seus problemas.

Com certeza, essas regrinhas da boa convivência farão seu ambiente de trabalho mais harmônico e agradável.

0 comentários:

 

A Casa das Joanas Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger