26 janeiro 2011

Moda - Gordinha sim, e daí!


Já foi a época que para ser modelo era necessário ser magérrima. Pelo menos é isso que a brasileira Fluvia Lacerda tem mostrado para todo o mundo nos últimos 13 anos. A modelo de 29 anos usa manequim 48, tem 109 centímetros de busto, 89 de cintura e 121 de quadril. Considerada a Gisele Bündchen plus Size, Fluvia quer acabar com o preconceito do mundo da moda no Brasil, já que nos Estados Unidos e na Europa as revistas usam modelos gordinhas.
Na edição de abril de 2010, da revista francesa ‘Elle’, foi publicado um ensaio com a modelo Tara Lynn. Em uma das fotos a morena posa nua para a revista. O ensaio agradou muita gente.

 Tara Lyenn, revista Elle
O sucesso da moda Plus Size é tão grande que o segmento participou da Semana de Moda de Nova York – verão. O desfile contou com peças que valorizam a silhueta das mulheres, dando ênfase a feminilidade. Uma grande dica da temporada é o uso de faixas de tecido amarradas à cintura, tanto para looks mais descontraídos e rotineiros, quanto combinadas a peças mais sofisticadas. Essas faixas, confeccionadas em veludo ou couro, aparecem em tonalidades escuras e finalizadas com um nó frontal, mas também podem ser aplicados laços ou fivelas.
No Brasil, a Renner apresentou em novembro de 2010 sua coleção Plus Size. As peças vão do 48 ao 54, incluindo calças, vestidos, jeans e blusas das etiquetas Cortelle e Marfinno, e contam com lavagens coloridas e estampadas e recortes modernos.

Mas antes de assumir sua “gostosura” e ir às compras, fique atenta a algumas dicas:
1. Compre a roupa do seu tamanho! Não se engane! Reconheça o seu real tamanho.
2. Escolha a roupa íntima que lhe ajude. Sutiã bem ajustado, um body, uma calcinha exatamente para o seu tamanho ajuda a camuflar as protuberâncias dos quilinhos a mais.
3. Não esconda suas curvas. Não compre aquelas roupas exageradamente largas! Você não precisa parecer que está vestindo um saco! Valorize-se.
4. Não use roupas grudadas demais. Esse é o erro mais comum de mulheres plus size.  Joga todo o “look” no chão. O bom senso precisa prevalecer na hora de vestir.
5. Saias devem terminar na altura do joelho, onde termina a rótula. Desse jeito fica mais elegante. Saias muito curtas dimensionam o tamanho da pessoa.
6. Chame a atenção para os seus pés. Use sapatos poderosos, coloridos, chiques. A atenção pode ficar nos seus pés com charme e estilo, sem perder todo o resto da sua produção. Por isso, combine cores, texturas.
7. Evite elástico na cintura. Em geral, calças, shorts ou saias com elástico aumentam o volume. Disfarce o volume!
8. Decotes abertos são mais interessantes! Decote V alonga o pescoço e traz a atenção para o colo.
9. Cores nas roupas. Esqueça aquela máxima: “preto disfarça”. Tudo sempre preto deixa o “look”  muito cansativo e chato. Use  e abuse das cores. Isso demonstra que a mulher não está o tempo todo interessada em se esconder atrás do uso  do preto.  A moda é um mundo colorido de possibilidades.
10. Use e abuse dos acessórios. Bijuterias, pulseiras e cintos podem fazer maravilhas por você. Para disfarçar o volume de algumas regiões, você pode chamar a atenção para outras partes do seu corpo com esses acessórios.
11. Use sempre peças com mangas, de preferência as mais soltinhas para disfarçar os braços, como as do tipo morcego ou boca-de-sino.
12. Jeans. Prefira os que possuem corte reto e fuja dos modelos muito justos, como o skinny, que destacam as curvas de forma negativa.
13. Blusas transpassadas ou com corte logo abaixo dos seios são ótimas, pois marcam a cintura bem em cima e disfarçam a parte mais larga – além de valorizarem os seios.
14. Evite blusas curtinhas ou com alças finas. Blusas um pouco compridas ajudam a disfarçar a cintura larga e os pneuzinhos.
Fluvia Lacerda

Agora é aproveitar e ajudar a democratizar a moda. Quebre os mitos e se valorize!

Joana Araújo

0 comentários:

 

A Casa das Joanas Copyright © 2011 -- Template created by O Pregador -- Powered by Blogger