Quem nunca teve um All Star! Eu pelo menos já tive: era de cano alto, rosa e cheio de estrelinhas brilhantes (bem patricinha, não é?!). Mas existem modelos para todos os gostos e tribos. E se você pensa que essa é uma marca nova de pouco mais de 30 anos se enganou.
Tudo começou em 1908, quando Marquis M. Converse fundou a empresa Converse Rubber Company em 1908, nos Estados Unidos. Ele lançou uma linha de calçados esportivos, incluindo um tênis feito de lona, com solado de borracha e uma estrela na lateral. O calçado fez o maior sucesso entre os jogadores de basquete, e em 1921 um jogador universitário se juntou a Converse dando idéias para novos modelos do All Star. Ele mudou o desenho da sola para criar mais tração, adicionou uma proteção no calcanhar para melhor apoio e proteção ao tornozelo dos jogadores.
O tênis foi o primeiro modelo produzido para o mercado de massa norte-americano e rapidamente toda a América sucumbe ao modelo que passa a ser o tênis oficial dos jogadores de basquete americanos. O design básico, o conforto, a durabilidade e funcionalidade foram características que determinaram a escolha do CONVERSE ALL STAR como calçado oficial das forças armadas americanas durante a Segunda Guerra Mundial. Até 1947 o ALL STAR só era encontrado na tradicional cor preta. Mas isso mudou com o lançamento do tênis na cor branca, criando assim mais uma opção básica para seus consumidores.
Depois disso, já dá para imaginar o que aconteceu. Astros do cinema adotaram o tênis nas décadas de 50 e 60. Até os cantores famosos os usavam em seus shows. A empresa responde a esta demanda agregando cores e materiais como o couro; e lançando em 1966 a versão cano curto (conhecida como Oxford) e em cores variadas. É o começo de uma nova história. O ALL STAR firmou seu espaço nos anos 70, quando ganhou definitivamente os pés do rock n´roll.
Nos anos 80 virou febre (e eu fiz parte disso!!). O tênis manteve o modelo clássico, mas a sola era ligada com um zíper à parte de cima. Também foi lançado o modelo original em couro – chamado de All Star 2000 – e que se tornou um sucesso entre os consumidores, vendendo mais de 1.000.000 de pares. Nesta década algumas personalidades entraram para a história como adeptos dos tênis, entre eles o roqueiro Kurt Cobain, do Nirvana, e os integrantes do Ramones, que acabaram ditando moda entre os fãs de suas bandas.
Em 2003, após problemas financeiros, a Converse foi comprada pela Nike e voltou a se tornar um símbolo da juventude. Em 2008 o tradicional tênis completou um século de existência. Embora a idade, a marca de tênis, uma verdadeira estrela no segmento, vestindo jovens e velhos, homens e mulheres, crianças de todos os países, nunca foi tão popular e moderna.
Mais do que uma moda, ALL STAR é uma epidemia.
0 comentários:
Postar um comentário