xx
23 agosto 2014
Sobre Casa da mãe Joana
Casa da mãe Joana é uma expressão popular que significa "o lugar onde todos mandam", sem organização, onde cada um faz o que quer.
A expressão teve origem no século XIV e foi criada graças a Joana I , rainha de Nápoles, considerada a protetora cultural de poetas e intelectuais por causa de sua beleza e inteligência. Ela se casou com seu primo Andrew, irmão de Luís I, rei da Hungria.
Algum tempo depois, Andrew foi assassinado em uma conspiração que, creditasse, teve a participação da própria Joana. Enfurecido, o irmão da vítima resolveu invadir Nápoles em 1348 perseguindo Joana, que se viu obrigada a fugir para a localidade de Avignon, na França. Alguns autores afirmam que Joana foi exilada pela Igreja por viver de uma forma sem regras e permissiva.
Em 1347, quando tinha 21 anos, Joana normatizou os bordéis da cidade onde vivia refugiada, criou certas regras para impedir que alguns frequentadores agredissem as prostitutas e saíssem sem pagar. Para as meretrizes, Joana era como uma mãe e por isso os bordéis eram conhecidos como "casa da mãe Joana". Em Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana era um sinônimo de prostíbulo. A expressou chegou ao Brasil e como "paço" não é uma palavra comum, foi mudado para "casa", e a expressão "casa de mãe Joana" passou a significar o lugar onde cada pessoa faz o que bem entende, sem respeitar nenhum tipo de normas.
Como sou JOANA, e com muito orgulho, sempre levo com bom humor quando alguém usa a expressão: "ah, mas sempre me colocam no meio da bagunça!"...rsrs.
Mas foi que resolvi usar a expressão à meu favor. Aqui na CASA DA JO, você vai encontrar um pouco de tudo: dicas de moda e estilo, sugestões de livros, músicas e filmes, assuntos polêmicos (ou não) sobre comportamento, sexo, mulheres e homens, preconceito, etc. Além de desejos e realizações dessa que voz escreve. É um pouco da minha cabecinha cheia de ideias!!
Entre, fique à vontade. Não repare a bagunça. A casa é sua!!
Assinar:
Postagens (Atom)